Notícias

Software de Gestão: O Melhor Amigo das Pequenas Empresas

Software de Gestão: O Melhor Amigo das Pequenas Empresas

05/07/2019

Até abril de 2019, foram abertas mais de 200 mil empresas no Brasil. Se você já possui um pequeno negócio ou está pensando em abrir, já deve ter se questionado quanto a fazer uso ou não de um Software de Gestão. Embora muitas pequenas empresas afirmem que são “muito pequenas” para adotar um sistema ERP, há muitos benefícios que podem acelerar seu negócio frente à concorrência, além da possibilidade de gerenciá-lo a partir de qualquer dispositivo conectado à internet caso a solução seja online.

Um Software de Gestão Online, ou ERP, permite um gerenciamento fácil e uma atuação rápida de operação em escala. No passado, as opções para o pequeno empresário eram poucas e custosas, difícil de usar e de manter. Por isso, muitas empresas em crescimento acabavam criando uma estrutura de negócios fragmentada, composta de vários programas separados que lidavam com a gestão de forma generalizada. Agora, no entanto, os avanços tecnológicos abriram as portas para soluções mais práticas.

No ambiente corporativo, os participantes possuem vários papéis e ninguém tem tempo para processar manualmente várias planilhas e separar montanhas de dados, com alta possibilidade de erro humano. O Software de Gestão se volta para a fusão e automatização de funções-chave do negócio, permitindo maior segurança nos resultados. Ele pode ser integrado a todos os departamentos da empresa, independentemente do tamanho. Sua implementação implica em planejamento cuidadoso para minimizar o risco de falhas e garantir que todas as metas sejam cumpridas. Por isso, é importantíssimo investir tempo na escolha da melhor solução para sua empresa. É necessário um plano de implementação padronizado e o envolvimento de todos os membros da equipe para alinhar os dados a um software que seja homologado pela SEFAZ.

 

Será Que Você Precisa de um Software de Gestão?

Você está perdendo o controle de seus produtos? Existem múltiplos cenários dentro do mercado? A empresa está lutando para acompanhar um aumento de pedidos ou depende muito de planilhas do Excel? Obter fatos sólidos torna-se problemático? Se respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas é, certamente, o momento para o seu negócio implementar um Software de Gestão.

 

Por Que o Software de Gestão Pode Ser Seu Melhor Amigo?

1. Transparência

Quando cada departamento tem seu próprio sistema de informações, todos os dados relevantes podem ser compartilhados e acessados em alguns cliques, integrados dentro de um sistema ERP. Isso elimina a necessidade de reinserir ou exportar dados, resultando em menos erros, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

2. Tomada de Decisão Rápida

Os dados em tempo real beneficiam o gerenciamento, o marketing e a contabilidade. Permitem a tomada de decisões vitais a tempo, reduzindo o atraso nos prazos. É possível detectar interferências que possam afetar a produtividade. Um relatório geral das operações permite que os líderes de negócios tomem decisões efetivas e respondam rapidamente a um ambiente de negócios em mudança.

3. Aumenta a Produtividade

Talvez o maior benefício seja o aumento da produtividade, importante para os resultados financeiros em qualquer segmento. Com maior transparência, devido a processos estáveis, os funcionários podem focar no gerenciamento de volumes de negócios ampliados.

4. Fluxo de Dados Simplificado

Em empresas que trabalham com diferentes sistemas e planilhas internamente, pode haver divergência de dados entre os diferentes departamentos. Um Software de Gestão online, por sua vez, permite um fluxo de dados unificado, com todas as informações oficiais disponíveis para cada departamento.

5. Ultrapassando a Colaboração

A implementação de um ERP melhora a comunicação entre os departamentos. Comunicação deficiente prejudica a colaboração e causa conflitos quando dados necessários não estão facilmente disponíveis. Oferecendo acesso a uma fonte única de informações a todos funcionários, a colaboração é ampliada e os conflitos minimizados.

6. Redução de Custos Operacionais

Um sistema ERP online reduz os custos operacionais gerais, pois dispensa a manutenção de grandes servidores e investimentos em segurança.

7. Entrega de Insights de Negócios

Quando se trata de tomar decisões, para uma pequena empresa é importante ter todos os dados centralizados em um único banco de dados e ter a certeza de que os mesmos estão atualizados. Com o ERP, não há dúvidas. Como resultado, a tomada de decisões é certeira e feita com maior tranquilidade e confiança, pois está baseada em indicadores alimentados em tempo real e disponibilizados através de Dashboards e gráficos indicativos, de fácil interpretação.

 

Adote Este Amigo!

Se você deseja adotar um Software de Gestão, conte com nossa orientação quanto à solução mais adequada para seu negócio.

 

Fonte: www.contabeis.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil