Notícias

Você Está Obrigado a Declarar o Imposto de Renda? Confira Algumas Dicas

Você Está Obrigado a Declarar o Imposto de Renda? Confira Algumas Dicas

29/03/2019

DICA 01

Separe, antecipadamente, toda a documentação relativa a ganhos e gastos (rendimentos recebidos e despesas dedutíveis) para não cometer erros ao preencher a declaração. Informações faltantes ou incorretas podem levar o contribuinte a cair na malha fina e a ter de pagar multa. Deve-se também reunir toda a documentação referente ao patrimônio, seja dinheiro, depósito em conta ou patrimônio material como casa, moto e automóvel. Caso tenha financiamento, todas as informações pertinentes a ele também devem estar documentadas.

DICA 02

Escolha a modalidade da declaração mais vantajosa: completa ou simplificada. A diferença entre elas está, basicamente, no percentual de desconto sobre o imposto devido. Quem opta pela modalidade simplificada tem, automaticamente, 20% de desconto dos rendimentos tributáveis. Na completa, pode-se abater gastos com pensão alimentícia, despesas médicas, previdência privada, dentre outros, tornando-a mais vantajosa.

Para quem tem somente uma fonte de renda e não tem despesas médicas, a simplificada é mais vantajosa. Por outro lado, gastos elevados com saúde, quando dedutíveis, podem tornar o modelo completo mais vantajoso, implicando em maior valor a ser restituído ou menor valor de imposto a ser pago. O bom é que o próprio programa informa qual a melhor opção, ajudando o contribuinte na escolha da modalidade.

DICA 03

Tenha cuidado com o preenchimento dos dados! São os erros de preenchimento que ocasionam a maioria das situações de malha fina. Dentre os erros mais comuns, podemos citar: informação em campo equivocado e rendimentos recebidos acumuladamente informados de maneira indevida, dentre outros.

Por isso, o contribuinte deve revisar com atenção todos os dados preenchidos, observando não somente se a informação registrada está correta, bem como se ela foi inserida no campo devido.

Vale salientar que é importante preencher todos os dados exigidos pelo programa em relação aos bens e direitos. A declaração destas informações só será obrigatória no ano que vem, mas é importante já apresentar ao sistema todos os dados exigidos. Para quem tem veículo, por exemplo, deve informar o Renavan; em caso de imóvel, o tamanho da área dele; e assim por diante.

DICA 04

Tire todas as dúvidas antes de enviar a declaração. Caso você tenha qualquer dúvida sobre detalhes da declaração, é essencial esclarecê-la antes de dar por concluído o preenchimento. A precisão da informação é importante para evitar a malha fina e um gasto tributário elevado e desnecessário. A própria Receita Federal disponibiliza um manual com perguntas e respostas para ajudar o contribuinte na hora de declarar sua renda ao fisco.

Se sua dúvida for muito complexa, o ideal é contratar um profissional de contabilidade para assessorá-lo.

DICA 05

Antecipe a entrega! O prazo para envio da declaração teve início em 7 de março e se encerra em 30 de abril. Quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo terá de pagar multa no valor mínimo de R$ 165,74. Por isso, envie sua declaração o quanto antes.

Outro motivo para se antecipar é que, agora, você consegue descobrir no dia seguinte ao envio da declaração se você caiu na malha fina ou não. Com isso, o ajuste de qualquer equívoco se torna mais objetivo e rápido.

Fontes: g1.globo.com e contadores.cnt.br

Textos adaptados por PLUS Contábil