Notícias

Precisa de um Contador para Declaração de Imposto de Renda, Mas Não Sabe Como Escolher?

Precisa de um Contador para Declaração de Imposto de Renda, Mas Não Sabe Como Escolher?

15/03/2019

Confira, nesta matéria, algumas dicas para ajudar na escolha do contador. Imposto de Renda não é brincadeira e deve ser feito com todo o cuidado.

O contador precisa ser de um escritório confiável

Procure informações sobre o escritório no qual ele trabalha, consiga informações sobre seu histórico profissional, verifique há quanto tempo ele trabalha na área e não se esqueça de ver se esse profissional atende algum nicho específico. Verifique também se o escritório é especialista em imposto de renda.

Contar com um profissional especializado torna mais fácil encontrar pessoas preparadas e experientes para resolver possíveis imprevistos que possam surgir durante a sua declaração de imposto de renda.

Veja se o profissional tem inscrição regular no CRC

O registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é uma obrigação para quem trabalha na área contábil, pois permite o exercício da profissão de contador. É a prova de que o profissional trabalha legalmente na área, não tem problemas por desrespeitar processos legais e está em dia com as normas contábeis.

Observe se são oferecidos serviços adicionais

Identifique se há algum serviço adicional além da elaboração e da entrega da transmissão do imposto de renda. Levante o custo dos honorários e lembre-se de que nem sempre o menor preço significa o melhor serviço prestado. Muitas vezes, o barato sai caro.

Desconfie dos escritórios que cobram valores muito baixos e faça a escolha baseada nas suas necessidades. Leve em consideração a qualificação do profissional e lembre-se de que um bom contador garante a sua segurança e o auxilia na prevenção contra transtornos futuros.

Busque referências

Informe-se sobre o contador e peça referências de clientes atendidos pelo escritório. Vale utilizar a internet como fonte de pesquisa, incluindo as redes sociais e o site do local. Você pode encontrar comentários de clientes com elogios ou reclamações, o que dá uma ideia de como é a prestação dos serviços. Também vale a pena fazer uma pesquisa rápida no Google para saber se o contador tem algum processo judicial contra ele.

Conheça os benefícios de contar com um profissional contábil:

  • Esclarecimento de dúvidas, especialmente com relação a termos técnicos. Lembre-se de que uma informação errada poderá trazer sérias consequências, como cair na malha fina.
  • Saber o que declarar ou não. Nisso, o contador ajudará com questões relativas a bens adquiridos, resgate de aplicações financeiras, pagamento de previdência privada e até a recebimento de herança.
  • Prevenção contra queda na malha fina: Muitas dúvidas podem surgir na preparação e entrega do imposto de renda, especialmente se essa declaração for a do modelo completo. Informações erradas ou inexatas podem ter consequências desagradáveis, com multas que podem chegar a 125% do valor do imposto calculado no documento.
  • Segurança legal: Um bom contador lhe dará mais segurança no momento de atender às obrigações legais, não importando se a sua declaração é simplificada ou completa. O profissional é habilitado e capacitado para ajudá-lo de forma completa e terá todo o cuidado e a responsabilidade necessários para a prestação de contas com a Receita, já que ele sabe que ali está tudo o que é referente a sua vida financeira.

Em resumo, contador é especialista no funcionamento do IR e pode guiar você por todas as etapas necessárias assertivamente, desde a junção da documentação necessária.

Na PLUS Contábil, somos especialistas em Imposto de Renda para Pessoas Físicas. Conte conosco para auxiliá-lo em sua declaração 2019. E corra: quem declara antes fica entre os primeiros a receber a restituição! Entre já em contato conosco: 11 4118-2797 / 11 99909-7034 / ir@pluscontabil.com.br.

Photo by Ruthson Zimmerman on Unsplash