Notícias

Produtividade e Saúde: Que Tal Uma Boa Noite De Sono?

Produtividade e Saúde: Que Tal Uma Boa Noite De Sono?

20/04/2018

A recomendação atual da National Sleep Foundation (NSF), dos Estados Unidos, é que adultos entre 18 e 64 anos de idade tenham uma rotina de sono de 07 a 09 horas diariamente. Mas por que são necessárias tantas horas?

O organismo humano funciona como uma máquina, com um conjunto físico de programações fisiológicas indispensável para seu bom funcionamento. Dentre as atividades mais básicas estão o adormecer, quando escurece, e o acordar, quando o Sol nasce, momento em que o indivíduo está devidamente restaurado para um novo dia.

Noites mal dormidas não permitem que essa programação natural seja executada e as consequências podem ser problemas de saúde, como a depressão e até o aumento de risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Assim, dormir menos do que o recomendado ou em horas irregulares, sem rotina, trocando o dia pela noite, podem prejudicar a saúde. Outro hábito que pode impactar na qualidade do sono é a ingestão de alimentos pesados, muito proteicos ou cheios de carboidratos, poucas horas antes de dormir. As bebidas estimulantes, como o café, também devem ser evitadas.

Daniel de Souza e Silva, pesquisador em neurofisiologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), recomenda o consumo de proteínas e carboidratos pelo menos duas horas antes de dormir – idealmente, quatro horas antes, se possível. Em alguns casos, é recomendado não ingerir café depois das 14h.

Outros vilões do sono são: manter televisores no quarto, checar o celular antes de dormir e até mesmo manter o ar-condicionado em temperaturas muito baixas.

Distúrbios Do Sono

Além dos maus hábitos, o sono também pode ser afetado por distúrbios, como a apneia obstrutiva do sono, cuja manifestação mais marcante é o ronco.Essa patologia provoca pequenas paradas respiratórias durante a noite, que fazem o indivíduo “microacordar” e ter um sono fragmentado. Uma pessoa com apneia pode sofrer até 30 pequenas paradas respiratórias por hora.

A Associação Brasileira de Medicina do Sono, com base em um estudo da Unifesp e do Instituto do Sono de 2010, projetou que quase 33% da população brasileira sofria com a síndrome em 2013. Agravantes são a obesidade, a idade avançada e o sedentarismo. Recomenda-se que sejam evitadas bebidas alcoólicas e sedativos, que relaxam a musculatura. Em alguns casos, são recomendadas próteses orais. Nos casos mais graves, adota-se uma máscara ligada a um compressor de ar, que previne a obstrução da garganta durante o sono.

Há, ainda, a insônia, um distúrbio no qual as pessoas tentam, mas não conseguem dormir. Os resultados podem ser quadros depressivos, problemas de memória e fadiga crônica.

Para os que não têm distúrbios, é importante levar em consideração as horas recomendadas para cada faixa etária (veja quadro) e buscar garantir uma noite tranquila de sono.

Quantas Horas Você Deve Dormir

  • RECÉM-NASCIDOS DE ATÉ 3 MESES: 14 A 17 HORAS
  • BEBÊS DE 4 A 11 MESES: 12 A 15 HORAS
  • CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS: 11 A 14 HORAS
  • CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS: 10 A 13 HORAS
  • CRIANÇAS DE 6 A 13 ANOS: 9 A 11 HORAS
  • ADOLESCENTES DE 14 A 17 ANOS: 8 A 10 HORAS
  • ADULTOS DE 18 A 25 ANOS: 7 A 9 HORAS
  • ADULTOS: 26 A 64 ANOS: 7 A 9 HORAS
  • IDOSOS: A PARTIR DE 65 ANOS: 7 A 8 HORAS

Fonte: www.revistasesconsp.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil